* Seja Sempre Servo *

23 agosto 2010

"Ambição e a Ganancia"


“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
             (Efésios:5:5)

Ter ambição, ao contrário do que muitos pensam, é algo fundamental para se ter sucesso. É a disposição ardente para se alcançar as metas traçadas, dispondo-se de corpo, alma e espírito na busca pelo sucesso. Obviamente, é preciso respeitar a ética e os valores morais, sem nunca deixar de lutar pelo objectivo a ser alcançado.
“Trabalhar como se fosse por um prato de comida” é uma forma ambiciosa de nunca acomodar-se no meio do caminho. Nada tira a vontade de vencer dessa pessoa.
Existe uma linha muito perigosa que jamais deve ser cruzada, que é sair da ambição para a ganância, e a ganância é extremamente perigosa, pois a pessoa gananciosa é capaz de desrespeitar qualquer limite, a fim de obter o que deseja. Deixa de lado a ética, os direitos alheios e actua sem nenhum pudor, pensando que vale qualquer coisa para chegar onde deseja. O motivo de muitos fracassarem nos seus projectos é esse, deixaram de ser ambiciosos e tornaram-se gananciosos.
Nada mais saudável que a luta por alcançar um “lugar ao sol”, mas não de qualquer maneira, agindo de forma anti-ética e imediatista. Quem actua assim, aparentemente, alcança resultados a curto prazo, mas nada que perdure, pois torna-se refém da própria ganância.
É preciso trabalhar, e muito, para se alcançar os objectivos. Serão noites, feriados, festas, eventos a serem renunciados em nome de construir o sucesso, é o sacrifício, mas sempre respeitando os limites da ética e da moral.

17 agosto 2010

"O Lenhador"

 "O verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de quanto mais se aprende, menos sabe"


Conta-se a história de Pedro, um ótimo lenhador que chegou a uma madeireira procurando emprego. O capataz pediu para que ele trabalhasse o dia para que pudesse ser verificada a sua capacidade de derrubar árvores.
O capataz se surpreendeu com o resultado. Pedro era capaz de derrubar oito árvores, enquanto o normal era abater duas por dia !
O melhor lenhador do local derrubava quatro !
Diante disso, Pedro foi alvo de comentários por parte de todos, pois, era o melhor lenhador que se conhecia. Foi um verdadeiro sucesso. Porém, depois de algum tempo, com o decorrer dos dias, Pedro foi decaindo de produção até que passou a ser o pior de todos os lenhadores. O que estaria acontecendo ? O capataz, preocupado, procurando saber o que estava havendo, chamou Pedro e disse:
- No dia em que você chegou aqui derrubou oito árvores, sem demonstrar cansaço e assim continuou por algum tempo. Mas ultimamente o vejo abatido e esgotado, sua produção foi caindo e você tem derrubado apenas uma árvore por dia. O que houve ?
- Não sei, respondeu Pedro. Estou trabalhando como nunca trabalhei antes; tenho me esforçado três vezes mais, sou o primeiro a ir para a mata e o último a voltar !
O capataz pensou um pouco e perguntou a Pedro:
- Pedro, neste tempo que está aqui, quantas vezes você amolou o machado ?
E Pedro, um pouco atrapalhado, respondeu:
- Nenhuma, não tive tempo.

Bem, já deu para perceber que nessa história, o machado representa a nossa experiência, vivência, potencialidade, esforço e conhecimento. Podemos ser muito ricos dessas qualidades todas, porém, se elas não forem constantemente aprimoradas, o fio do machado começa a ficar obsoleto e inadequado.
É claro, amolando-o constantemente! Ou seja, ficando sempre aberto para novos conhecimentos ou até para rever e reformular o que já sabemos.
O verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de quanto mais se aprende, menos sabe. Hoje, para que um profissional mantenha sucesso, é necessário uma boa dose de capacidade inovadora.



ESSE  É UM CONVITE PARA SE AMOLAR O  (MACHADO).
                                                                                               FIQUEM COM DEUS

16 agosto 2010

"LIDER OU CHEFE"


 

"Ser chefe não e ser Lider"

O Mundo está carente de líderes, ou seja, pessoas capazes de governar a si mesmas e a outros. O líder tem uma posição, que obviamente estará mais em evidência, com mais riscos e responsabilidades.
Nem todas as pessoas que estão ao comando de alguma empresa significa que sejam automaticamente líderes, muitos confundem autoridade com poderio. O papel do líder não é de mandar nos outros, mas sim de encabeçar as ações, de ser o primeiro nas iniciativas. Não se alcança a liderança dando ordens, na verdade, conquista-se a liderança dando exemplos.
É importante descobrir as potencialidades de cada um, dar suporte para o desenvolvimento destas potencialidades e, principalmente, ensinar-lhes a agir, a serem líderes também. O bom líder é aquele que gera novos líderes.
A produtividade é muito maior quando os trabalhadores passam a ver o superior não como um “chefe”, mas sim como um líder. Vêem-no como um companheiro e não como um ditador.
Temos visto, infelizmente, que a grande maioria não está capacitada para ser líder, e tudo por um simples fator: não aceitam ser liderados! Quem não é bom servo, nunca será um líder e isto é um fato e não uma teoria.

03 agosto 2010

"!Milionário ou Faxineiro"

"A Conquista ou o Fracasso é uma escolha e está, dentro de cada um somos nós que decidimos com nossas Escolhas, Atitudes e Pensamentos "

“Um homem que estava desempregado entra num concurso para ser faxineiro da Microsoft. O gerente de recursos humanos o entrevista, faz um teste (pede para ele varrer o chão) e lhe diz: “o serviço é seu. Me dê o seu e-mail para que eu envie a ficha de inscrição, a data e a hora em que você deverá se apresentar para o serviço”.

O homem, desesperado, responde que não tem computador, muito menos e-mail. O gerente de RH disse então que lamentava o ocorrido, mas que a ausência de e-mail significava que virtualmente o homem não existia, e que, como não existia, não poderia trabalhar.

O homem saiu desesperado, sem saber o que fazer e com somente 10 dólares no bolso. Decidiu então ir ao supermercado e comprar uma caixa com 10 quilos de tomates. Indo de porta em porta, resolveu vender os tomates a quilo e, em menos de duas horas, já tinha conseguido duplicar seu capital. Depois de repetir a operação mais três vezes, voltou para casa com 60 dólares.

E assim o tempo passa. O homem verifica que pode sobreviver dessa maneira, sai de casa cada dia mais cedo e chega do trabalho cada dia mais tarde. Pouco tempo depois compra uma carrinha, depois a troca por um caminhão e chega a ter uma pequena frota de veículos para distribuição.

Cinco anos depois, o homem se torna dono de uma das maiores distribuidoras de alimentos daquele lugar. Pensando no futuro da família, decide tirar um seguro de vida. Chama um corretor, acerta um plano justo e, quando a conversa acaba, o corretor lhe pede um endereço de e-mail para enviar a proposta.

O homem responde que não tem e-mail.

Curioso, o corretor lhe disse: “Você não tem e-mail e chegou a construir esse império. Imagine o que você seria se tivesse um e-mail!”.

E o homem responde:

“Seria faxineiro da Microsoft!”