* Seja Sempre Servo *

16 agosto 2010

"LIDER OU CHEFE"


 

"Ser chefe não e ser Lider"

O Mundo está carente de líderes, ou seja, pessoas capazes de governar a si mesmas e a outros. O líder tem uma posição, que obviamente estará mais em evidência, com mais riscos e responsabilidades.
Nem todas as pessoas que estão ao comando de alguma empresa significa que sejam automaticamente líderes, muitos confundem autoridade com poderio. O papel do líder não é de mandar nos outros, mas sim de encabeçar as ações, de ser o primeiro nas iniciativas. Não se alcança a liderança dando ordens, na verdade, conquista-se a liderança dando exemplos.
É importante descobrir as potencialidades de cada um, dar suporte para o desenvolvimento destas potencialidades e, principalmente, ensinar-lhes a agir, a serem líderes também. O bom líder é aquele que gera novos líderes.
A produtividade é muito maior quando os trabalhadores passam a ver o superior não como um “chefe”, mas sim como um líder. Vêem-no como um companheiro e não como um ditador.
Temos visto, infelizmente, que a grande maioria não está capacitada para ser líder, e tudo por um simples fator: não aceitam ser liderados! Quem não é bom servo, nunca será um líder e isto é um fato e não uma teoria.