* Seja Sempre Servo *

23 agosto 2010

"Ambição e a Ganancia"


“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
             (Efésios:5:5)

Ter ambição, ao contrário do que muitos pensam, é algo fundamental para se ter sucesso. É a disposição ardente para se alcançar as metas traçadas, dispondo-se de corpo, alma e espírito na busca pelo sucesso. Obviamente, é preciso respeitar a ética e os valores morais, sem nunca deixar de lutar pelo objectivo a ser alcançado.
“Trabalhar como se fosse por um prato de comida” é uma forma ambiciosa de nunca acomodar-se no meio do caminho. Nada tira a vontade de vencer dessa pessoa.
Existe uma linha muito perigosa que jamais deve ser cruzada, que é sair da ambição para a ganância, e a ganância é extremamente perigosa, pois a pessoa gananciosa é capaz de desrespeitar qualquer limite, a fim de obter o que deseja. Deixa de lado a ética, os direitos alheios e actua sem nenhum pudor, pensando que vale qualquer coisa para chegar onde deseja. O motivo de muitos fracassarem nos seus projectos é esse, deixaram de ser ambiciosos e tornaram-se gananciosos.
Nada mais saudável que a luta por alcançar um “lugar ao sol”, mas não de qualquer maneira, agindo de forma anti-ética e imediatista. Quem actua assim, aparentemente, alcança resultados a curto prazo, mas nada que perdure, pois torna-se refém da própria ganância.
É preciso trabalhar, e muito, para se alcançar os objectivos. Serão noites, feriados, festas, eventos a serem renunciados em nome de construir o sucesso, é o sacrifício, mas sempre respeitando os limites da ética e da moral.