* Seja Sempre Servo *

01 junho 2010

"A experiência do Sábio"

"Eu quero dividir com todos essa história,muito interessante que fala sobre um sábio e o papagaio"

Na cidade de Miami, existia uma luxuosa loja de animais de estimação. Tinham uma grande variedade de animais, desde um filhote de leão a uma serpente africana.
Um cliente surpreendido com a diversidade, tinha em mente adquirir um papagaio que falasse, pois era o seu sonho ter um papagaio falador em casa – lembrava-o de uma tia de quem gostava muito.
Primeiro, reparou num papagaio cujo aspecto parecia jovem e forte. Imediatamente perguntou o preço: 5 mil dólares foi a resposta que recebeu. Surpreso, ele perguntou o que fazia ele para ter esse preço.
“Ele é bilingue – fala Inglês e Espanhol.”
Um pouco decepcionado pelo preço decidiu ir à procura de uma ave mais barata e viu uma que parecia um pouco mais velho e cansado e cuja plumagem era menos brilhante. Voltou a perguntar o preço: 20 mil dólares, responderam-lhe. E mais uma vez, perguntou que sabia fazer o papagaio.
“É trilingue: fala Inglês, Espanhol e Japonês. Também sabe a Declaração dos Direitos Humanos de trás para a frente e da frente para trás.”
Com tais preços, pensou o cliente decepcionado, vai ser impossível encontrar um papagaio que se encaixe ao meu orçamento.
Finalmente encontrou mais um, pelo seu aspecto supôs que deveria ser muito barato. Estava bastante velho, cansado, sem brilho na plumagem e um olhar vago.
Obteve como resposta à sua muito repetida pergunta do preço: 100 mil dólares. Ele esbugalhou os olhos e ficou com os cabelos em pé: “Mas que faz ele por esse preço?”

O empregado encolheu os ombros e disse: “Na verdade, não sabemos o que faz, mas os outros dois chamam-lhe “chefe”.
O cliente, apesar de não ter conseguido comprar qualquer um dos três papagaios, em troca recebeu uma lição valiosa.

Ele reflectiu que o mais velho era o mais sábio, porque era o mestre dos outros papagaios e o seu preço elevado devia-se ao conhecimento e experiência que ele adquiriu durante a sua vida.

Ele decidiu, a partir desse momento, procurar a sabedoria de seres humanos com experiências valiosas e aprender humildemente com eles.

Convenceu-se de que as pessoas de idade não lhe deveriam inspirar piedade, mas sim, admiração por tudo o que viveram.

Se um papagaio poderia valer tal fortuna, a experiência humana era incalculável e pensou que a maioria não aprende com essa fonte maravilhosa que é a experiência.

"Porque Deus dá sabedoria,conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada;mas ao pecador dá trabalho,para que ele ajunte e amontoe,a fim de dar áquele que agrada a Deus."

("Eclesiaste:2:26)